quarta-feira, 19 de maio de 2010

Agruras do trânsito de SPaulo (3)

Antes de morar aqui no Rio Pequeno (perto das Av. Escola Politécnica e Corifeu de Azevedo Marques), morava no Jardim Celeste, bem pertinho do Colégio Ítaca (Av. Pirajuçara com Caminho do Engenho), mas meu filho estudava na pré-escola Grupo Oficina (Osasco, a 5 minutos da minha atual casa). Então, eu vinha de lá para cá de 2ª à 6ª. Meu filho cresceu e foi para o ensino fundamental... estudar no Colégio Ítaca, mas nós mudamos para o Rio Pequeno. Agora faço o caminho inverso, de 2ª à 6ª!

Medindo, dá mais ou menos 8 km e há diversas alternativas, mas, acredite, nenhuma boa de fato. É um vira-volta sem fim, através de ruas ora estreitas, ora largas, muito esburacadas, asfaltos de péssima qualidade, carros estacionados em lugares proibidos, feiras-livres em vias importantes (por onde transitam ônibus), enfim, transtornos diários que exigem do motorista uma paciência zen.

Mas acho que nenhuma avenida é tão ruim quanto a Av. Eliseu de Almeida e sua continuação Av. Pirajuçara. Andar com o meu Corsinha velhinho dá sensação de estarmos diariamente participando de um never-ending Rally. Desde que canalizaram o Rio Pirajuçara (sei lá, talvez uns 20 anos atrás), eu nunca vi aquela avenida com bom asfalto, boa sinalização, com faixas bem demarcadas. Apareciam buracos e esses eram apenas tapados; depois de um milhão de remendos, hoje a avenida é totalmente frankstein. Com a obra de melhorias da canalização do rio, que já dura uns dois ou três anos (ou mais?), nunca sabemos se haverá uma, duas ou três pistas disponíveis. A PMSP e o Gov. do Estado prometem uma avenida nova maravilhosa! Nem precisa ser um tapete, mas pelo menos deveria ser bem sinalizada, faixas bem demarcadas e seguras... E que nos dê a sensação de estarmos num país civilizado!



2 comentários:

  1. hahahaha...moro na vila indiana, minha mae atras do makro butantã e passo quase todos os dias pelo Rally da eliseu...entre o makro e o shopping butantã ha desniveis tao grandes (principlamente logo apos o farol da imigrante japones) que tenho q avisar meu filho na cadeirinha pra se segurar...o transito esta absolutamente cada dia pior....imagina quando chegar o metrô? a Eliseu e Fco Morato nao tem nenhuma estrutura para aguentar uma frota maior de onibus e vans...
    Entendo perfeitamente seu sufoco e passo por ele algumas vezes por semana....

    abs
    Cleo

    ResponderExcluir
  2. Na pista sentido centro da Eliseu, em frente à igreja dos Mórmons, havia uma depressão tão severa na pista que, quando chovia, virava uma verdadeira piscina e os veículos que por lá passavam pareciam que estavam num tobogã. Há alguns semanas eles "consertaram" e o remendo, realmente, ficou uma verdadeira vergonha!!! Como é que prefeitura contrata uma companhia tão vagabunda para tapar buracos? Desse jeito, além dos buracos que arruinam nossos carros aumentarem, aumentam junto os buracos nos nossos bolsos!

    Abraços,
    Doris

    ResponderExcluir