quinta-feira, 7 de abril de 2016

Tempos fotográficos

2015 foi um ano que eu nem vi passar. Talvez o que tenha acontecido de mais interessante foi eu ter mergulhado mais a fundo no mundo da fotografia através do curso da Vera Albuquerque, na Galeria Ímã, na Vila Madalena (SP). Foram quatro meses estudando fotografia não somente pela ótica histórica, mas também técnica e, principalmente, estética. É um aprendizado e tanto.

Experimento: texturas

Saída Fotográfica: Minhocão

Saída Fotográfica: Minhocão


Saída Fotográfica: Minhocão
Saída Fotográfica: Minhocão
Saída Fotográfica Noturna: Liberdade
Tema: Vermelho

Tema: Vermelho

Tema: Amarelo

Tema: Retrato

No Japão (Janeiro/2016)


Para 2016, continuo estudando com a Vera, mas numa proposta bem diferente. Os estudos de estética, de linguagens narrativas diversas, de observação, ilusão, diálogos entre artes diferentes entraram com força total. O primeiro exercício foi levar para a aula micro-flores para estudarmos esse minúsculo mundo de cores, formas e possibilidades quase invisíveis. Levei daqui de casa micro-flores de ervas daninhas diversas e de salsinha, sempre muito lindas, mas nunca observadas como poderiam ser. Com a lanterna de um celular, observamos as sombras produzidas pelas flores de salsinha, que lembra mesmo um minúscula araucária. Lição de casa: com canetas (tipo Nankin), desenhar a projeção das sombras das flores de salsinha usando a luz angulada de várias formas. Não poderia ter sido mais interessante. Quem imaginaria isso de uma simples flor de salsinha?

Sobras da Flor de Salsinha - desenho em nankin


E assim vamos crescendo nesses pequenos e grandes mundos das artes visuais. Fotografia é a arte de explorar a imagem como as imaginamos. Estudar estética é um passo importante.

Que 2016 seja um ano de grande aprendizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário