terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Coisas esquecidas

Los olvidados...

Começamos muitos projetos num repente de entusiasmo, de vontade de compartilhar alguma coisa que achamos bacana, de encontrar um momento para desabafar. Mas, como muitos projetos que já vi, na vida real ou virtual, o meu blog também ficou esquecido.

2014 foi um ano com muitos altos e baixos no Brasil. Os jornais exploraram muitos fatos, como a Copa, que da euforia passou para desastre em poucos dias; ou as campanhas eleitorais, que de corriqueiras passaram a macabras em algumas semanas. Posso afirmar, até, que o fato mais deprimente em 2014 foram as campanhas eleitorais. Nunca em minha vida senti-me tão enojada com tantas barbaridades ditas e espalhadas pela internet. O desfecho, apesar da positiva vitória da Dilma, foi um gosto amargo, um soco no estômago.

Mas 2014 também foi um ano de muito aprendizado. Acordei para enxergar muitas pessoas sob óticas diferentes que, apesar do meu respeito inalterado, as empurraram para o rol de desinteresses.

Fotografia

Foi também um ano muito fotográfico, com muito aprendizado e um leve polimento no meu senso crítico. Embora tenha ainda muito que aprender, minha evolução no olhar fotográfico melhorou muito graças às generosas dicas de fotógrafos que não medem esforços para compartilhar seus conhecimentos. Nesse quesito, meu maior mentor, a quem sou muito grata, é, sem dúvida, o Prof. Francisco Cribari que, além de excelente pesquisador estatístico, é, também, um grande fotógrafo.

Houve um momento muito importante com a minha primeira participação numa exposição, quando uma fotografia minha foi escolhida pela curadoria da IV Exposição do Pernambuco Foto Clube (PFC): Tributo a Robert Doisneau, inaugurada na Aliança Francesa de Recife em 8 de maio de 2014. Minha foto (abaixo) foi escolhida por lembrar a foto Les Hélicoptères (Robert Doisneau, 1972), que é infinitamente melhor que a minha, mas fiquei contente e lisonjeada com a oportunidade.


Para saber mais sobre a exposição, os interessados poderão acessar a página do IV EPFC no facebook. Para ver o catálogo completo da exposição, acesse aqui.

Vida em família

Em julho fizemos uma viagem em família para a Itália. Foi um momento excelente para estarmos em família, revendo tantos lugares lindos de Roma, Florença e Veneza. Aproveitei para fotografar muito, tanto com a minha Nikon P500 como com o meu celular. Alguns momentos pelo Instagram, via celular:


Aeroporto Charles De Gaulle - Paris

Basílica de São Pedro - Vaticano

Mercado Central de Florença

Piazza de Pitti - Florença

Ponte Vecchio - Florença

Veneza - em frente à Piazza San Marco

Veneza

Veneza

Estação de trem de Florença - voltando para Roma

Eis algumas fotografias com a minha Nikon P500 e tratadas com Lightroom 4:


Piazza Navona - Roma

Escada helicoidal do Museu do Vaticano
Escolhida entre as melhores de 2014 do grupo Street Photography (facebook)

Mercado Central de Florença

Ponte do Suspiro - Venza

Basílica de San Giorgio Maggiore - Venza

Ensaio de casamento no pier de San Marco - Veneza

Voando para Paris

Em termos das Artes, 2014 ofereceu algumas visitas interessantes... Comento numa próxima postagem.


Feliz 2015 a todos!
Que seja um ano positivo, proveitoso e estatisticamente significante.












Nenhum comentário:

Postar um comentário