domingo, 6 de janeiro de 2013

Fotografar: hobby maravilhoso

A popularização das atuais câmeras fotográficas compactas e o incrível barateamento pela captura digital das imagens tornaram a fotografia uma diversão acessível. Fotos são enviadas instantaneamente via celular, ou outro equipamento móvel, de qualquer lugar possibilitando uma conexão imediata entre as pessoas. Websites, especializados ou não, para compartilhar fotos existem aos montes, estando entre os mais populares o facebook e o Flickr. Há também diversos softwares para manipulação fotográfica, alguns gratuitos, permitindo aos usuários mais cuidadosos um tratamento personalizado, foto a foto, antes de publicá-las. Há outros aplicativos, como o Instagram, que permitem um tratamento "meia-boca" antes de postar uma foto via celular.

Porém, como toda popularização, a fotografia digital também provocou ruídos na qualidade da produção da foto em si. Antigamente, com o controle da verba, já que os rolos de filme não eram baratos, nem a sua revelação e ampliação, e limitação de cliques, uma vez que esses rolos em geral não passavam de 36 fotos, cada imagem produzida era mais bem pensada. Não se desperdiçava cliques à toa. Hoje, numa simples viagem de turismo, tira-se tranquilamente milhares e milhares de fotos, muitas de relance, sem cuidado ou, mesmo, sem a procura de um ponto de interesse. Clica-se à vontade.

Ao mesmo tempo que é ótimo poder guardar milhares de imagens, a quantidade de horas que gastamos para analisar esse volume de fotos digitais é enorme; é um processo cansativo e demanda muita paciência. A consequência imediata de postagens sem um merecido tratamento, foto a foto, é essa avalanche de imagens medíocres, sem interesse popular, que talvez devessem estar restritas a um círculo menor de amigos e/ou familiares mais íntimos. Às vezes vemos fotos praticamente iguais, tiradas com diferença de segundos, postadas num blog, ou página do facebook, Flickr, etc, que nos fazem pensar qual seria o objetivo disso.

Outro ponto interessante é a abundância de elogios fáceis para cada foto postada. Não sabemos mais discernir entre um mero documento de um momento ou uma foto-arte. Por outro lado, surgem a cada dia novos grupos, sobretudo nas redes sociais, para discutir técnicas, trocar idéias, fazer críticas construtivas, sempre no intuito de permitir a evolução no uso das técnicas de fotografar. São excelentes iniciativas já que a disseminação das técnicas, a discussão sobre os melhores equipamentos e a discussão sobre as diversas escolas e estilo em fotografia fazem com que os membros do grupo amadureçam -- sejam profissionais ou hobbistas -- e ajudem a fortalecer a ato de fotografar como arte também.

A fotografia digital, tal como a análoga, tem uma gama de dificuldades e desafios que devemos aprender a enfrentar. A prática é uma das melhores formas de evoluir tecnicamente. Se Bresson dizia que só começaremos a fotografar bem depois das primeiras 10 mil fotos, então, acho que estou chegando perto. Brincadeiras à parte, vejo que o caminho para uma boa foto é muito longo. Paciência, perseverança e criatividade: importantes para nossa vida pessoal, profissional e para fotografar bem.

Algumas das minhas fotos podem ser vistas no Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfontes/. Fotos tiradas em diferentes épocas, câmeras diferentes, motivos diversos. Fazem parte de um processo permanente de aprendizado na arte de fotografar. É uma grande diversão, sem dúvida nenhuma.

Fotografar para desestressar!




























12 comentários:

  1. Sou sua fã de carteirinha!! Seu trabalho de fotografia tem muita personalidade. Parabéns pelo espaço! Não conhecia, obrigada por compartilhar, beijossss

    visita também:
    http://oolhardekikadomingues.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kika. Muito bacana a sua página; tenho acompanhado sempre.

      Beijos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada, Eduardo. E vamos seguindo com o nosso aprendizado!
      Bjs.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada, professor. É um grande incentivo para continuar estudando e buscando novas leituras fotográficas.

      Excluir
  4. providência quando descobri teu blog e te reencontrei, colocá-lo na minha lista de favoritos. gostei do texto e das fotos. escreva mais. escreva muito. Parabéns. FELICIDADES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que felicidade receber uma mensagem sua! Obrigada, mesmo! Mande notícias!

      Excluir
  5. Doris, adorei!!! Fotos lindas, como só você sabe clicar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mônica. Quanto mais a gente clica, mais a gente aprende!

      Excluir
  6. Dóris, gostei muito dos textos, parabéns!!!
    Façamos deste hábito uma prática entre os estatísticos ;)

    Abraços,
    Bruno Galhardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bruno... São realmente rabiscos, mas é uma forma de expressar algumas ideias livremente! Continue escrevendo também!
      Abraços.

      Excluir