sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ser do povo é ser pinguço?

ENQUETE - BLOG REINALDO AZEVEDO (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/secao/geral/)

O filme sobre a vida de Lula já era. Nem a distribuição de ingressos está ajudando. Vamos ajudar esse filho do Brasil? Como fazer o filme bombar?

1) Combo Povo Popular: cada espectador terá direito a um kit com sanduíche de mortadela, tubaína e uma dose de 51;

2) Sorteio de ingressos para visitar a sala onde começou a nascer o fim da heteronormatividade, conforme quer Vannuchi: a cela do Dops em que Lula e outros se acotovelavam com o “Menino do MEP”;

3) Sorteio de uma carona num dos jatos da Presidência da República; o risco é ter de viajar com um dos “ronaldinhos” de Lula e seus amiguinhos;

4) Exemplar autografado da autobiografia de Lula: “Nasci banguela e analfabeto, mas venci”;

5) Distribuição de adesivos com a seguinte frase: “Depois do cara, fique com a coroa”

Dos 25.474 votos, 54% foram para a alternativa 1.

Mesmo sendo elaborado por um cara que parece ser um tucano radical, que demonstra odiar incondicionalmente o Governo do Presidente Lula, considero esta enquete de extremo mal gosto, demonstrando racismo e sendo muito ofensiva contra o brasileiro, sobretudo das camadas mais pobres. Então um espectador "popular" é aquele que come sanduíche de mortadela, toma tubaína e é pinguço? E dizer “nasci banguela e analfabeto, mas venci"? Terá o autor da enquete já nascido com dentes permanentes e lendo Proust? E fazer piadas com as vítimas do Dops? Qual o propósito disso?

Sinceramente, toda política é sórdida e não é exclusividade de um determinado partido. Se o PT peca, assim é o mesmo com o PSDB, ou alguém vai me dizer que um é o Demo e o outro Santinho?

É lamentável que a imprensa – no caso a revista Veja – se preste a dar espaço para uma pessoa que mais parece disposta a disseminar o ódio, racismo, discriminação e ridicularizar os cidadãos mais pobres do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário